quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Irresistível...

Quem me conhece sabe a verdadeira loucura preferência que tenho por tudo que é de chocolate. Se for amargo então...paro tudo !!!!
Mas, e se não for de chocolate ???
Bem, tenho uma carta na manga: pode ser de limão. Sou apaixonada por cremes, mousses e tortas de limão. E também por picolé de limão, limonada suíça, soda e até mesmo "Ice",  - Ice Tea de limão, quero dizer.
Minha amiga Ester é incomparavelmente mais compulsiva apaixonada do que eu por tortas de limão.
Em homenagem a ela, apresento a torta que mais recebo pedidos elogios. Fácil e rápida. Boa para toda ocasião, especialmente quando a visita acaba de ligar para dizer que está chegando - e você nem sabia que viria...
Por isso, tenha sempre em casa: biscoito maizena (uso sempre Piraquê, é bem levinho e crocante), creme de leite, leite condensado, ovos e limão à vontade.


Torta de Limão
Vamos à receita:
  • 1 pacote de biscoito maizena
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite gelada
  • 3 a 4 limões
  • 3 claras de ovo
  • 9 colheres de sopa de açúcar
Triture os biscoito no liquidificador e vá peneirando para retirar os pedaços que sempre ficam.
Agora, ligue o forno em 180º-210º C e deixe pré-aquecendo.
Faça uma "farofa" com a farinha do biscoito e algumas colheres de margarina até a massa estar bem umidecida, pronta para forrar seu recipiente ou forma. Vá sentindo o ponto com as mãos. Geralmente, eu acrescento uns floquinhos (pouquinho mesmo) de coco ralado nessa massa e 2 colheres de sopa creme de leite.
Fure a massa toda com o garfo para ela não estufar e deixe no forno por uns cinco minutinhos. Não deixe ficar muito tempo, a massa voltará ao forno depois novamente para gratinar o merengue e pode ficar queimada.

Enquanto a massa dá uma firmada no forno, bata no liquidificador o leite condensado com o caldo dos limões. Antes de espremer os limões, pegue uma faquinha com serra ou o utensílio adequeado e raspe a casca do limão para retirar uns floquinhos e reserve. Se você gosta de bem azedinha (como a Ester e eu) pode colocar mais uns dois, e faça o teste até chegar no seu paladar.
Você vai perceber que a consistência do leite condensado mudará na hora. É isso mesmo. Ficará um creminho, por isso nem precisa ir ao fogo !!!! Acrescente o creme de leite (gelado) e bata mais um pouquinho.
Nesse meio tempo, retire sua massa do forno e deixe esfriar. Coloque seu creme de limão para gelar.
Quando a massa já estiver fria, volte a pré-aquecer o forno. Bata 3 claras em neve e acrescente o açúcar aos poucos, e mais raspas e gotinhas de limão.  (Clique aqui e saiba os segredos do bom merengue).
Sem mais delongas, coloque o creme sobre a massa e forre com o merengue por cima. Você pode usar sacos e bicos de confeitar, os espalhar no creme e com as costas de uma colher ir batendo suavemente para fazer picos. Leve novamente ao forno. Dependendo do forno, em 15 minutos, as claras começam a dourar. Fique de olho e deixe chegar no tom que você gosta. Eu prefiro bem moreninha !!!! Acrescente as raspas de limão à gosto. Deixe gelar... de um dia para o outro então, fica melhor ainda !
Bom apetite e sucesso com a receita !!!!
Se quiser uma versão mais levinha ( menos culpa) troque o biscoito, leite condensado e creme de leite pela versão light e não faça o merengue. Salpique as raspas de limão direto no creme. Fica ótimo !!!
Obs: para quem ainda não conhece, eis o raspador de casca de limão. Custa entre R$ 5 e R$ 10. Como sempre faço esta torta, tenho o meu.

Nenhum comentário: