quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

J'átevi...

Ando cada vez mais consciente da necessidade do cuidado com o meio ambiente. Estou bem comprometida mesmo com o meu Planeta e com o bem-estar de todos à minha volta. É hora de pensar sobre o desperdício de alimentos em nossa casa. Além do custo alto e do impacto que determinado alimento (especialmente a carne) causa no Planeta, há a dolorosa questão de milhares e milhares de pessoas que exatamente neste minuto nada têm para comer.  E muitos se dando ao luxo de jogar comida fora. Eu, por exemplo !!!! Sou do tipo que só come  comia comida fresca. Nada de comida de um dia para o outro, congelada e requentada. Mas não há nada que a vida não ensine. Tenho aprendido e me esforçado cada vez mais para mudar esta mentalidade.
Havia hoje meio peito de frango 'de bobeira' na panela. Tipo, de ontem. Nem pensei duas vezes. Resolvi comer o frango, mas com uma "cara diferente". É o famoso prato francês "J'átevi" (já te vi  - ontem).

A primeira colherada já foi...

Vamos ao que eu fiz. Foi simples e rápido. Fiz um purê com 2 batatas médias e a respectiva margarina à gosto. Acrescentei um ovo levemente batido, sal, pimenta em pó, queijo ralado e 1 colher de sopa de farinha de trigo e fiz uma massa. Forrei a metade em um pirex médio.
Desfiei o frango e refoguei na panela com temperos (cebola, alho, azeite, molho de tomate, cheiro verde etc).
 Deixei pegar aquela cor e tirei do fogo. Eu deixei o frango mais sequinho, não muito, mas sem molho. Coloquei na massa e acrescentei presunto picadinho, muçarela (é com cedilha mesmo !) e  requeijão. Cobri com o restante da massa e acrescentei queijo ralado, azeitonas e cheiro verde. Depois, forno para dar uma gratinada. Se quiser mais moreninho, passe por cima da massa gema de ovo. Eu não usei, não vi necessidade. Como era pequeno, achei que iria desperdiçar a gema pois não usaria uma inteira.
Saiu do forno com um cheiro divino. E por disciplina, não comi tudo... E para quem iria comer o frango com batata (como de costume), desta forma ficou joia, não acha ???
O acompanhamento ficou por conta apenas de uma salada.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi lindona!
Que comidinha de mãe! muito boa, principalmente após uma semana carregada (o estômago agradece) em variedades! ufa!
Adorei lê-la, assim vamos nos conhecendo mais um pouquinho..hehe

*à propósito, e minha parte na mega sena?? me diga que ganhou, vai...rs

Um beijão minha 'amiga parente', um 2011 transborante de fé, amor e luz!

Anônimo disse...

Galhota....Isso parece mt bom.....

Karina disse...

Hmm, que cara boa que está! Me deu fome agora! Também tenho um blog de cozinha, estou te seguindo, se quiser me seguir :)) aqui está meu blog, se puder, comenta? http://cozinhandocomkarina.blogspot.com/

Alessandra Sousa disse...

Muito bom ... vou testar... Acesse: Change Feelings

Ricardo disse...

Muito boa a receita, adoro coisas cm batata e frango, estou seguindo o seu blog, muito bomm msm. se der segue o meu http://www.patufuu.com humor todo dia.