domingo, 16 de janeiro de 2011

Moelleux au Chocolat / Lava Cake / Petit Gateau


Esta receita é um espetáculo !!!!  É simples de fazer e agrada em cheio quem gosta de chocolate (quase todo mundo).
A apresentação fica linda. É maravilhoso quente. É indescritível gelado. Fica durinho por fora e cremoso, quase líquido por dentro.
Eis o meu "moelleux au chocolat". Nos EUA é chamado de "Lava Cake" - no sentido da lava de um vulcão, pelo chocolate que escorre ao ser partido. E por aqui, o conhecemos como Petit Gateau - bem acompanhado de uma bola de sorvete.

Ingredientes:
150g de chocolate meio amargo ou amargo + um pedacinho pra cada moelleux
80g de manteiga
4 ovos
90 g de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Preparo:
Derreta o chocolate com a manteiga (banho-maria ou microondas).
Bata com um fouet em outro recipiente os ovos, o açúcar e a farinha.
Adicione ao chocolate derretido com a manteiga e misture bem.
Coloque em ramequins untados com manteiga e ponha no meio de cada um um pedaço de chocolate.
Leve por 5-7 minutos ao forno previamente aquecido.

Dicas:
É importante que o forno esteja beeeeeeem quente para que o moelleux fique poucos minutos no forno. Se ele passar do ponto, não cria o efeito molinho por dentro. Mas fica gostoso do mesmo jeito.

Quando começarem a craquelar em cima é hora de retirar do forno.

Dê preferência a ramequins ou canecas. Fiz em um potinho de sobremesa em inox e também fiz em uma caneca de cerâmica. Pasmem, ficaram diferentes. O da caneca ficou com a textura muito melhor.

17 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, pensei que era mais um blog de receitas chaato =s

maas quando abro me deparo com essas delicias, é de matar qualquer um kkkkk

parabens pelo blog

http://ummundoquaseparticular.blogspot.com

Allan Lemos disse...

é uma crueldade sem tamanho mostrar isso para um chocolatra inveterado como eu =P

eu qro :D

Anônimo disse...

Boa tarde, Carla!

Que petit gateau mais lindo! Gostei muito da idéia do banner... Me dê seu e-mail para que eu possa enviar a imagem.

Um beijo!

Victor Pagani disse...

Eu adoro! :D Mas faço no micro-ondas rs


[]'s

Fernando Henrique disse...

Nossa que maravilha
deve ser muito bom
so qeu eu prefiro com chocolate que nao é meio amargo

Lucas Adonai disse...

por sua causa, estou com uma tremenda vontade de comer isso.

Inez disse...

Só de ver as fotos deu água na boca, copiei a receita para fazer.

http://comentariosobrelivros.blogspot.com/ disse...

Só coisas deliciosas neste blog:
http://comentariosobrelivros.blogspot.com/

BenhowMonteiro disse...

Perai que eu ainda Tô babando um pouquinho...
ótimo blog



www.benhowmonteiro.blogspot.com

Isis disse...

Meu Deus, quase me matou de vontade rsrsrsrs. Adorei seu blog! Mta coisa bacana! Visite me depois!!!Estou te seguindo! bjs

http://fofurisis.blogspot.com/

Isis

Unknown disse...

Petit Gateau é uma delícia! Problema é que comer na rua sempre sai mto caro, em casa nunca tentei fazer, vamos ver...
Li em um blog desses outro dia uma receita que o bolo fica pronto em 30 seg no microondas...

http://nadaaverpontocom.blogspot.com

itsnandapads disse...

hmmmmmm , delícia , amei

Bruno disse...

AI MEU DELLLLS!
EU DAVA TUDO PRA COMER PELO MENOS UM DESSES AGORA! =D

Unknown disse...

Babei!!!
Parece uma delícia!!!
Vou fazer!

;D

Guilherme Bayara disse...

Petit Gateau é um dos meus maiores pecados!

Dona Ana disse...

Cada vez que venho no teu blog, saio com água na boca. Adoro chocolate

Mayara Vieira disse...

Fala sério, quase na hora do almoça e vejo essa delicia e imagem. Ótima receita, parabéns

#Beijos e Sucesso
http://www.semfreios.org/