domingo, 2 de janeiro de 2011

O melhor bolo que já comi (fiz) !!!!

Feliz Ano Novo !!!
Desejo que este ano seja além das suas expectativas !!! Amém !!!
E por falar em expectativas, quero apresentar um bolo que, realmente, me surpreendeu. Eu queria uma receita bem simples de bolo. Sabe como é, eu tinha pouco tempo e não queria nada muito elaborado.
Usei então a receita do "conversa na cozinha", que se enquadrou  no que eu procurava.
E não é que o "simples" muitas vezes surpreende a gente ???
Pessoal, que bolo !!! Foi a melhor massa que já fiz e comi.
De diferente, acrescentei uns floquinhos de côco ralado na forma depois de untada, e mais umas pitadinhas de açúcar. O efeito você pode ver na foto.
Depois que tirei do forno, fiz uns furinhos com a faca e molhei com meio copo suco de laranja quente e uma colherzinha de açúcar (olha que eu fujo dele). Servi com uma geleia maravilhosa de morango que eu fiz (depois dou a receita). Garanto: não fica enjoativo porque a geleia é azedinha.

Vamos ao meu bolo caseiro preferido !!!!!!
Esta é a receita original do blog "conversa na cozinha".

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
3 gemas
3 claras em neve
200 gramas de margarina
1 copo de suco de laranja
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de casca de laranja ralada (eu não uso)

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar e a margarina, ate obter um creme liso, acrescente as raspas da casca de laranja, o suco, e a farinha de trigo, acrescente o fermento e por último as claras em neve misturando suavemente ate formar uma massa lisa e homogenea. Asse em forno médio, por cerca de 45 min ou até que doure por cima. Rende um bolo grande ou dois pequenos.

Minhas considerações:

  • minha medida de xícara é a de chá tradicional de cerca de 200 ml.
  • minha medida de copo é de 200 ml. Acrescente o suco aos poucos e sinta a textura da massa. A minha não precisou dos 200 ml.
  • Forno: cada caso é um caso. Meu bolo assou em cerca de 30 minutos. O forno já estava a todo vapor, trabalhando desde cedo.
  • Fiz uma forma média e vários cupcakes com a massa.
Espero que gostem. A receita é realmente muito simples, e o resultado surpreendente !!! Seus amigos e familiares vão adorar !!!!

10 comentários:

Ravi Barros disse...

Não parece bom, parece simplesmente ÓTIMO!
haha... sou péssima cozinheira, mas ótima degustadora!

XD

Kaerveck, o terravus. disse...

Bolo de laranja é bom, mas estou pensando em trocaro suco de laranja por Maracuja!. Vou dar mais uma olhada nas receitas por aqui.

Caju disse...

obrigado pela dica, vou favoritar o blog aqui pra vir sempre que bater uma vontade duma sobremesa diferente ahá ;D


Abraços!

Lucas Magno disse...

Nossa! Achei o blog sensacional.
Ainda não tinha achado um blog de culinária pra seguir. Acabei de encontrar.

Beijo
Bom trabalho.

: )

http://ohomemeamoda.blogspot.com/

Dona Ana disse...

Deu vontade de provar... hmmmmmmm

Dona Ana disse...

Deu vontade de provar... hmmmmmmm

Azulejo Português. disse...

Nossa,dá água na boca de ver... não quero comer,tô comendo besteira demais! hehehehe

Anônimo disse...

agua na boca :'9

Paulo Anjos disse...

Se eu continuar vendo esse blog eu vou acabar engordando só de olhar para essas coisas gosdosas. Parabéns pelo blog.

Bruno disse...

PELO AMOOOOR DE DEUS PARA COM ESSA TORURA!
QUE DELICIA =D
Adooorei *-*